sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comunicado aos criadores de Gir de Goiás e do Brasil

Prezadas e prezados giristas:

No próximo dia 16 de junho de 2011, estaremos reunidos para a escolha da diretoria da Girgoiás - biênio 2011/2013, por isso é importante fazermos algumas considerações e reflexões sobre esse processo:

I - Durante a década de 1990, e inclusive antes dessa década, a Girgoiás lutava para não acabar. É fácil para os companheiros e companheiras entenderem isso: é muito difícil levar à frente o trabalho em uma associação. É comum o presidente ficar sozinho, com um ou outro diretor;

II - As coisas começaram a ser revertidas na Girgoiás em meados da década de 2000, sob a presidência de Alberto Pereira Nunes e depois de Emílio da Maia de Castro;

III - Foram criadas a “Caravana do Gir” e a Revista “GirOnline”, dando visibilidade à raça tanto no estado, como em nível nacional;

IV - Em 2005 celebrou-se o convênio com a Embrapa Gado de leite para a realização do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir – PNMGIR - uma ação, cujo alcance e importância, ainda deverá ser sentida futuramente, além do lançamento de outras políticas todas construtivas e importantes para a seleção da raça Gir;

V - Sob a presidência de Rosimar Silva, as ações foram ampliadas e dinamizadas:

a) recuperação financeira da Girgoiás;

b) realização do leilão de doações que viabilizou a independência financeira da Girgoiás nesse período;

c) aquisição de um caro 0 Km para distribuição de sêmen do PNMGIR e controle leiteiro;

d) quitação de dívidas fiscais de quase R$ 50.000,00;

e) incremento e fortalecimento das relações com a Embrapa Gado de Leite;

f) apoio da ABCZ para a implantação da Prova de Produção de Leite a Pasto;

g) compromisso da Embrapa Gado de Leite para ser a executora do Núcleo MOET de Goiás;

h) compromisso de Embrapa Gado de Leite em fazer a Avaliação Genética Genômica do rebanho gir do Estado de Goiás e

i) compromisso do Sebrae/GO, UFG, Uniub, Emater, Governo de Goiás e Faculdades Objetivo em apoiar a realização de todas as ações que visam aprimorar o PNMGIR).

VI - Hoje podemos dizer que a Girgoiás é uma entidade fortalecida, e que é reconhecida pelo seu trabalho e esforço, em todo o Brasil;

VII - Uma das provas de que a entidade hoje está fortalecida, é o surgimento da disputa eleitoral para dirigi-la. Se antes quase ninguém assumia, agora há vivo interesse em assumí-la, o que consideramos altamente significativo e

VIII - Se é verdade que nos orgulhamos pelo trabalho realizado, que julgamos digno dos giristas, também é verdade que devemos reconhecer os erros cometidos. No esforço para empreendermos políticas estratégicas descuidamos das relações pessoais com os criadores de Gir, sobretudo em Goiás.


A nossa situação

Diante dessa realidade, foi construída uma segunda chapa para disputar a direção da Girgoiás, o que, ao nosso ver, oxigena e contribui para a conquista de avanços. Todavia, de outro lado, o resultado para a Girgoiás e a seleção da raça poderia não ser positivo. Dado o clima de disputa existente, ficariam sequelas que se arrastariam por anos. Lembremo-nos dos exemplos passados, em que lutas internas fizeram grandes estragos em associações e em relações pessoais, quase irreparáveis, como na Assogir em anos recentes.

Por isso, imbuídos do propósito de manter a nossa unidade e preservar os interesses maiores da raça, procuramos, desde os primeiros momentos, a união de todos com o lançamento de uma chapa única. Após várias discussões e em última tentativa, propusemos uma chapa de igual para igual, com a presidência e a tesouraria deles e os outros cargos divididos igualitariamente. Seria para nós e para todos uma vitória, já que estaríamos investindo na construção da unidade e em um clima de bom relacionamento. No entanto, esta proposta de composição não foi aceita pela outra chapa, que aceitava, no máximo, incorporar 3 ou 4 dos nossos companheiros, vetando os demais.


Nossa decisão

Dessa forma, em prol da raça gir, restou-nos somente uma alternativa: não disputar. Alguém poderia dizer que não entendemos e não reconhecemos a legitimidade de uma disputa. Não é verdade. Disputar é legítimo, ganhar ou perder, também. Temos experiência em disputas, em vitórias e em derrotas. Nada mais normal.

Nosso temor não é o enfrentamento, mas as conseqüências do enfrentamento. Isso não em qualquer disputa, mas no caso dessa disputa específica. Não temos o direito de estimular um processo que pode vir a destruir o que já foi construído, e o que pode vir a ser construído.

A outra chapa não é composta de inimigos, mas de giristas e amigos, com divergências naturais, é certo, mas nada mais do que isso;

Ademais, a outra chapa se comprometeu através de manifesto em manter e avançar as principais políticas de seleção ora desenvolvidas.

Não devemos agir, pois, sob impulso, ou de forma emocional. Não é a honra de cada um que está em jogo, mas sim a sustentação de uma idéia, um projeto, que transcendem o pessoal.


Nosso compromisso

No dia da eleição, estaremos todos lá, para eleger a nova direção.

Não vamos apostar no fracasso, mas sim no êxito da nova diretoria. Não somos desleais, ao contrário, temos uma história e temos os nossos ideais a zelar.

O próximo presidente da Girgoiás, os próximos diretores da Girgoiás, serão o nosso presidente e os nossos diretores. Estaremos todos unidos apoiando a nova gestão, buscando a unidade e fortalecendo na seleção da raça Gir.

Goiânia, 11 de junho de 2011.

Assinam este Comunicado:

1. Alberto Ferreira Motta

2. Aline Vieira Rodrigues

3. Antônio de Araújo Pinheiro

4. Antônio Ferreira Motta Júnior

5. Antônio Henrique Braga

6. Antônio José Filho

7. Aguilar Ferreira Motta

8. Arthur Correia Teixeira

9. Athos Magno Costa e Silva

10. Átila Correa Guimarães

11. Bráulio Afonso Moraes

12. Casser de Paula Halibe

13. César Gomes da Silva

14. Charles Humberto Oliveira

15. Cláudio Cândido de Oliveira

16. Cláudio Ortêncio

17. Eduardo Leão André

18. Eduardo Simões

19. Egmar Teixeira de Oliveira

20. Emílio da Maia de Castro

21. Érica Dias de Andrade Cunha

22. Eurípedes Zacarias da Cunha

23. Fábio André

24. Fabrini Zacarias de Andrade Cunha

25. Gilmar Cordeiro de Souza

26. Gustavo Taveres Abreu

27. Joel Machado Diniz

28. José Luiz Junqueira Barros

29. José Maria Vieira Franco

30. José Pereira da Silva

31. José Sab Neto

32. Juraci de Paiva Júnior

33. Juscelino Kubtischeck Gomes

34. Larissa Pereira de Castro

35. Leonardo da Silva Rodrigues

36. Luiz Saraiva

37. Lupércio Pereira

38. Margot Riemann

39. Maria Aparecida Alves Silva

40. Maria Gorete Alvarenga Costa de Souza

41. Mauro Bafutto

42. Onofre Eustáquio Ribeiro

43. Ramilton Javiktson Rosa

44. Reigy Braz

45. Ricardo Simões

46. Rodrigo Simões

47. Rosimar Silva

48. Sebastião José da Mota

49. Simon Riemann

50. Thiago Guimarães de Assis

51. Wagney Azevedo Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário