sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Sucesso do Leite?

Como alguns tiveram a oportunidade de ver de perto, e outros já estão cientes do que ocorre em Torneios Leiteiros através de artigos recentemente publicados; que dizem inclusive que o leite produzido durante os torneios não pode ser consumido pelo alto teor de substâncias "proibidas", verdadeiramente tóxicas que são dadas aos animais participantes para que produzam mais leite.

Só para iniciar a discussão: A QUE PREÇO SAI ESSE LEITE?
Não é ironia. Mas sempre aprendi que a produção de leite ajudou a pagar despesas e/ou manter os retiros das propriedades. E hoje em dia são gastas fortunas em verdadeiras "farmácias" para aplicação nestes animais. Aonde entra o famoso conceito de S-U-S-T-E-N-T-A-B-I-L-I-D-A-D-E?

Como já disse outras vezes em alguns comentários que englobavam o tema: "Para que então criar holandês?" o Gir produz o equivalente, e com a rusticidade que faltava para a raça holandesa.
U-T-O-P-I-A. Nem a pasto, nem com todo o trato do mundo.

Dar leite a base de medicamentos basta dinheiro. Já transformar a Braquira em leite requer o mínimo necessário para uma seleção.

Durante a ExpoZebu, vi mais de um animal em situação lastimável, a reses estavam jogadas com a traseira aberta expondo a úbere inchada, com a cabeça tombada no chão praticamente sem movimentos, e com visível estado de insuficiencia respiratória.

Em um dos casos fecharam todo o pavilhão proibindo-me de fotografá-la. Fui pedir os esclarecimentos a determinado técnico da ABCZ que foi de extrema arrogância, e concordou com a não abertura do pavilhão. Alegando ainda que o Flash da câmera poderia vir a preujudicar a "real" produção do animal. Quem tinha razão, eu não sei dizer; porém no dia seguinte a animal não estava no pavilhão da noite passada.

Consegui capturar uma imagem que fala por si só, como segue a baixo:

SERÁ ESTE O SUCESSO TÃO DIVULGADO DO LEITE?

CONTINUA...



MANDE SUA SUGESTÃO OU MATÉRIA
jorgesabgir@hotmail.com

2 comentários:

  1. Lamentável a que ponto sacrifica-se um animal, com artificialismos irresponsáveis & crueis. Para quê? Vaidade? Dinheiro?...
    Tem que mostrar sim, os absurdos e abusos que vem sendo praticados.

    ResponderExcluir
  2. E a ABCZ como fica diante de uma situação dessa? Infelizmente não é de agora que animais morrem no Parque de Exposição Fernando Costa (Uberaba - MG) por overdose de aditivos.

    Se por um lado trás a lume como que esses animais conseguem essas "altas produções", por outro afasta os criadores que levam a atividade leiteira a sério.

    Parabéns Jorge Sab pela publicação.

    Carrião

    ResponderExcluir