1) - O criador terá liberdade em seu trabalho de seleção, podendo aperfeiçoar seu plantel, tanto para produtividade leiteira, como para corte, ou ainda como sendo de dupla função. (unanimidade)
2) - Os criadores serão solicitados a participar do Controle Leiteiro Oficial. (unanimidade)
3) - Fica homologada a expressão "GIR, raça de dupla aptidão". (apenas um voto contrário)
4) - As expressões tais como: Gir Leiteiro, Gir de Corte, Gir de dupla função, etc... são de domínio público. (unanimidade)
5) - Uma comissão representante da ABCZ, Assogir e Ministério da Agricultura procederá a uma minuciosa análise dos Reprodutores ora submetidos a Testes de Progênie e/ou Melhoramento Leiteiro por meio de qualquer instituição oficial ou particular, bem como Centrais de Inseminação - com poderes pra retirar aqueles que não se enquadrarem dentro dos requisitos necessários da raça, ou seja enquadrados numa classificação de " péssimos, ruins e sofríveis ", permanecendo apenas auqueles classificados como " razoavéis, bons e excelentes".(unanimidade)
6) - Ficou determinada a proibição do uso de reprodutores inscritos em Livro Aberto (LA) nos Testes de Melhoramento Leiteiro como em sua introdução nas Centrais de inseminação. (apenas 4 votos contrários)
7) - Ficou determinado que a Assogir deverá censurar o Ministério da Agriculturae alertar a ABCZ pela recente aprovação governamental da importação de embriões da Índia, ou quaisquer outras nações. (apenas 4 votos contrários)
8) - Homologou-se a não obrigatoriedade de Controle Leiteiro durante a Exposição Nacional de Uberaba-MG ExpoZebu.
(apenas dois votos a favor da obrigatoriedade)
9) - Após 3 horas de discussão, ficou determinado que o Controle Leiteiro terá o mesmo valor que o Controle do Desenvolvimento Ponderal, no momento dos julgamentos. O expositor poderá apresentar documentos do CL, ou do CDP, ou de ambos, para valorizar seus produtos. (unanimidade)
Resumo: A partir de agora, a ASSOGIR tomará providências visando a implementação das decisões do Simpósio, o mais rapidamente possível. Durante a ExpoZebu (Uberaba-MG), estarão sendo distribuídos os Anais do Simpósio Especial sobre a Raça GIR, contendo todas as discussões e decisões da classe.
Fonte: Revista Agropecuária Tropical
Edição Especial nº 68 (GIR)
maio/junho 1989

Nota do Editor:
Chegamos ao final desta saga, ao longo das fases dessa saga tivemos muitos assuntos dentro do tema "GIR, raça de dupla aptidão", que ao fim foi homologada a mesma expressão.
Em meu ver uma vitória para a raça, e orgulho para os criadores.
Todas as determinações finais são no minímo cabíveis, tanto que são válidas até os dias de hoje, e foram aprovadas e aplaudidas como de "caráter histórico".
Espero que tenham aprovado essa série de postagens sobre o tema, que no caso a discussão jamais acabará, como tal que nós possamos continuar comentando e discutindo sobre o mesmo.
Envie sua sugestão jorgesabgir@hotmail.com
Prezado Jorge Sab,
ResponderExcluirTodos os assuntos debatidos e aprovados foram realizados em que Associação? No texto informativo não ficou claro quem e onde foram aprovadas as decisões.
Por favor se possível esclareça os seus leitores .
Atenciosamente
Euclides/Estancia do Gir