Evaristo tinha uma grande inteligência, era culto e escrevia e falava muito bem. E muitas outras boas qualidades ele possuía.
Curvelano de nascimento e de coração foi um dos maiores criadores de gado Gir do país, com animais muito conhecidos como White, Roteiro, Brasil, Genuíno, White III, Jaburo, Baianinha, Caboinha, Oriental, Gondoleira e muitos outros. Deixou assim um plantel de fama nacional, distinguido com a marca “Eva”, orgulho dos criadores e que seus descendentes preservam e aprimoram até os dias de hoje.
Pelos benefícios prestados recebeu de varias cidades o titulo de cidadão honorário, tais como Uberaba, Juiz de Fora, Felixlândia, Machacalis entre outras. Recebeu também muitas homenagens póstumas.
Evaristo viveu com o coração na família e nos amigos; com o pensamento voltado para a pecuária Zebuína e os olhos fitos no desenvolvimento do BRASIL.
Evaristo tinha muito amor para dar. Ele gostava da reunião familiar, colaborava, incentivava e apoiava as festas familiares.
Evaristo possuía um carisma que a todos conquistava. Tinha sempre uma palavra de ensinamento, de conforto, de carinho ou de incentivo. Ele era a bondade sem epílogo. Quantas lembranças no soletrar. Graças a Deus todos nós vivemos intensamente o presente, preparando o futuro, mas chegou o instante terrível da separação e tudo virou passado, lágrimas e saudades, dos familiares e dos muitos amigos.
Evaristo cumpriu bem a sua missão aqui na terra. E ele partiu quase inaceitável, na concepção de alguns de nós, mas foi pela vontade de Deus. O que fazer? Aceitar.
E hoje, ele vive na memória de cada um de seus amigos e familiares. E vive também nas características dos animais de origem EVA e seus descendentes.
Hoje em dia o trabalho de seleção da marca EVA, está nas mãos de José Alfredo Barreto e sua esposa Leny de Paula Barreto, João Guilherme Pitanguy e sua esposa Lenice de Paula Pintanguy e Robeto Gasbarro viúvo de Lenita de Paula Gasbarro, com seus filhos Renato e Leonardo de Paula Gasbarro.
Depoimentos:
"Vovô foi um grande homem, tanto no cenário da pecuária como no cenário familiar.
Um homem muito importante para o Zebu no Brasil, além de adorado por todos familiares e amigos.
Tudo o que ele deixou de saudade, também deixou na mesma quantia de admiradores, sendo eu um deles."
(Tomaz de Paula Melo)
"20 anos são passados. 20 anos vivendo os bons exemplos deixados por ele. 20 anos de recordações repletas de muita saudade.
Ninguém foi mais autêntico do que Evaristo. A sua ação traz a marca inconfundível da honestidade, da humildade sem servilismo, da compreensão, da honradez e da bondade. A sua origem de ruralista fez dele um forte. Com arrojo e clarividência Evaristo realizou um trabalho pioneiro e revolucionário no setor de seleção e aprimoramento da raça gir: o gado da marca EVA.
Ele fez seu trabalho calcado na tecnologia, com o respaldo de um ideal, visando a vitória de uma raça, que ele restaurou, aperfeiçoou e fixou, com toda a sua pureza, dentro de elevados padrões raciais e econômicos, preservando a sua beleza e solidez.
Procurou exercer as suas atividades com os olhos voltados para a família, o próximo e a pátria.
Na área política, mostrou ser um grande idealista/realista, ansioso por contribuir, não apenas para a reforma desenvolvimentista das instituições as quais presidia, como para a própria estrutura econômica de Minas.
Evaristo fez de sua caminhada uma sequência de bons exemplos, de respeito ao próximo e deixou para as novas gerações a sua experiência de vida bem vivida. Por isso, ele continua vivo em suas obras e no modo que escolheu para viver, motivo de orgulho dos que com ele conviveram.
Hoje, com muita alegria, felicidade e júbilo, em meu nome e de toda a nossa família, agradeço-lhes a delicadeza dessa lembrança, que muito nos honra."
(Enny Guimarães de Paula)
"Falar do Dr. Evaristo de Paula nesta data tão especial é algo prazeroso que faço com carinho sem tê-lo conhecido pessoalmente. Infelizmente comecei no gir tardiamente sem ter o enorme prazer de visitar e ouvir do próprio os seus ensinamentos, mas hoje não vejo meu rebanho sem alguma influência do mesmo.
Cito aos amigos giristas mais próximos que vejo por meio de relatos que as visitas a sua fazenda eram como visitas a templos budistas, onde a pessoa do Sr Evaristo bem como a presença do gado EVA enchia qualquer um de boas energias.
Tenho profunda admiração pela garra que ele possuía pois foi contra tudo e todos inclusive associações com seu gado EVA, gado esse fundamental para o gir nacional, provou inúmeras vezes as qualidades do gado EVA e a influência positiva que essa linhagem tem, bem como as influências negativas pois nenhuma linhagem é perfeita. Hoje estamos vendo a linhagem EVA novamente ser perseguida, mas tenho plena certeza que os vários seguidores desse grande homem e criador não deixarão essa “batalha”.E termino meu singelo depoimento com uma frase que tenho como lema de criação: “Só quero que me apontem um, e não dois, fatores de ordem econômica que deponha contra o gado despigmentado. Apenas um, e eu mudarei a cor do "EVA" em apenas nove meses." Nunca obteve resposta..."
(Freddy Magalhães)
"Tanto se fala do gado EVA, ora porque são moiros ora porque são despigmentados. Mas analisemos friamente o criatório do falecido Evaristo de Paula ainda é um dos melhores do Brasil em matéria de leite. Através de seu touro WHITE conseguiu reproduzir o que o criador de GIR gostaria de ter, em termos de genética e precocidade. Porque então criadores como o Zeide Sab, um dos maiores pilares da criação de GIR no Brasil utilizou-se desta linhagem para melhorar seu plantel. Alguma coisa ele viu e percebeu. Veja mais recente o exemplo do Seme Sab o gado que ele tem é de uma uniformidade total tem a cara um do outro, sem defeito. É o que digo o que não serve para alguns é bom para outros e filhos de pais feios geralmente nascem bonitos."
(Wandereley Gerardi)
Fotos
Fazenda do Cortume
Curvelo-MG
Envelope oficial EVA
Uma raridade
Pedigree White IV
Destaque no plantel EVA
Sala de Troféus
Fazenda do Cortume
Casal Dr. Evaristo e Srª. Enny
Um Exemplo
Dr. Evaristo e seu gado
Uma paixão
Saudades!
Muitas Saudades!!!
Considerações
Essa homenagem só pode ser feita graça a ajuda de algumas pessoas, que me forneceram
idéias e material.
Agradeço antes de mais nada o amigo Edineive Silva(foto), pela brilhante idéia dessa linda homenagem...
Agradeço também a Srª. Enny, viúva de Dr. Evaristo, e seu neto Tomaz de Paula Melo por fornecer informações indispensáveis para está matéria.
Continuarei agora postando fotos de animais EVA, seus descendentes e além da história sobre essa grande linhagem, construida por um grande homem...acompanhem!!!
Deixe seu depoimento sobre o Dr. Evaristo aqui!!!
Se preferir mande no e-mail jorgesabgir@hotmail.com














pouco sei a seu respeito quanto a criação de gado, mas tive o prazer de conviver com seus familiares EVARISTO, EVANDRO e VIRGILIO, O QUAL TENHO MUITO A AGRADECER A TODOS OS ENSINAMENTOS QUE ME PROPORCIONARAM NA AREA DO COOPERATIVISMO BRASILEIRO, O QUAL FORAM PIONEIROS NO SEGMENTO DE CREDITO AQUI EM MINAS GERAIS.
ResponderExcluir